sexta-feira, 2 de março de 2012

Abertura da Semana da Leitura, em todas turmas

Texto de abertura: primeiro momento letivo com os alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo
"Hoje é o primeiro dia de uma semana de leituras. Hoje as flores estão mais belas, os rios estão mais azuis e as montanhas mais verdes. Se abrir os olhos, vejo à minha volta um arco-íris.
Mesmo que esteja a chover, eu posso ver o sol. Mesmo que esteja frio, eu posso sentir o calor.
Tudo isso é possível, porque existem os livros e em cada leitura eu posso viver as aventuras que quiser.
Posso voar, posso viajar, posso ser o herói que salva a humanidade.
Os livros são bons conselheiros e ajudam-me a entender as outras pessoas. Também me ajudam a estar mais atento aos problemas que tornam alguns meninos tão tristes. Por isso, vou ler, ler muito e ler para os outros ouvirem. Também vou dar os livros que já li e não me fazem falta. Vou descobrir o que é ser solidário: dividir com os outros aquilo que tenho em excesso."

Texto de abertura: primeiro momento letivo com os alunos do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário.
"Para aprendermos a ser Homens precisamos da sabedoria do livro. Cada leitura traz a alma de quem escreve e, no silêncio da comunhão entre leitor e livro, há a magia de podermos conversar animadamente com alguém que nos entende. Podemos beber conselhos, podemos secar as lágrimas, podemos encontrar a tal mão que nos ajuda a seguir o tal trilho que nos eleva ao cume da montanha.
Cada livro é uma partilha, cada palavra é água fresca no trilho duro da vida. Se soubermos dar, saberemos receber.
Nesta semana da leitura, vamos procurar as leituras que farão de nós seres verticais e nos aproximarão mais uns dos outros. Não podemos esquecer que “ler é formar consciências solidárias”. Se não tiver mais nada para partilhar, partilhe as suas leituras, participando nas atividades que irão ser desenvolvidas ao longo da semana.
Mas se quiser dar algo mais, procure os locais de recolha de bens e livros. Quem sabe… a sua dádiva irá ser a escora que elevará o peso de alguém que caminha como árvore cansada, de ramos caídos, em direção ao abismo." 

Sem comentários:

Enviar um comentário