Mostrar mensagens com a etiqueta Leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Leitura. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Dinamização da Leitura

No dia 1 de fevereiro de 2012, às 11:45 h, a Sr.ª Professora Elisa Rocha, jubilada, motivou e dinamizou a leitura da obra A Fada Oriana, para a turma 5º1, a convite da Professora de Língua Portuguesa da turma.
A biblioteca acolheu a iniciativa, mais um passo para LER + ...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Concurso Nacional de Leitura

Estão apurados os alunos vencedores da 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura (CNL). A Biblioteca Escolar felicita os vencedores e anuncia que, este ano, a 2ª Fase do CNL (Fase Concelhia) será realizada em Braga, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), em data a anunciar.


Em breve, serão conhecidos os títulos a concurso na Fase Distrital, para o 3º Ciclo e para o Ensino Secundário.
Podes ver a lista dos alunos vencedores da 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura AQUI!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sempre a Ler - Alunos Top +, do 1º período letivo

A biblioteca realizou no dia 16 de Dezembro, uma sessão que fez o reconhecimento público e agraciou os alunos que, durante o 1º período, se destacaram em alguns concursos organizados pela biblioteca (leitura e/ou ao desenvolvimento das literacias da informação) e em atividades dinamizadas pela equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES).
Assim, depois de um breve momento musical, foram distinguidos os participantes em quatro concursos:
* Concurso CHERUB;
* Concurso “Leitor Assíduo”;
Concurso “Literacias da Informação/Formação de utilizadores”, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos;
* Concurso “Melhor fotografia", no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Luta Contra a Sida, da responsabilidade da equipa do Projeto de Educação para a Saúde.


Os prémios foram entregues pela coordenadora de Língua Portuguesa, do 3º ciclo (Professora Angelina), pelo coordenador de Língua Portuguesa, do 2º Ciclo (professor Francisco Canário) e pela responsável pelo Projeto PES (professora Cristina Fertuzinhos).
Podes ver AQUI a lista dos vencedores.
Podes ver em seguida um breve registo deste momento.



quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Leitura Dramatizada

A EB1 de Gondizalves e o Centro Escolar da Naia, receberam a leitura dramatizada da obra "O pássaro da Alma".
Esta leitura ficou a cargo da aluna Matilde Quintela, do 10º 2.
No final da leitura, os alunos tiveram que fazer um pequeno resumo da mesma e um desenho com a sua parte preferida da história. 
Vê como correram as sessões.





sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Exposição "Ler para ser livre"

Exposição "Ler para ser livre"


Leitura e Direitos Humanos: voar para além das redes!

de 9 a 16 de dezembro




Aparece... Liberta-te... na Esmax






"Trabalho intitulado “Dizer Sim à Declaração”, construído a convite da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, para a comemoração do Dia Mundial dos Direitos Humanos (8 de Dezembro).
O trabalho tenta refletir a especificidade do Agrupamento de Escolas de Maximinos na tentativa de observância dos direitos humanos: agrupamento único mas com uma grande variedade de intervenientes trabalhando em conjunto, multicultural, aberto a alunos com várias problemáticas físicas e/ou mentais e, ainda, a alunos cegos ou com baixa visão."
A escultura poderá ser vista na biblioteca da Frei até ao próximo dia 20 de Janeiro e em cada escola que o deseje, entrando em contacto com o coordenador da biblioteca.




quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Reciclomania

Uma das atividades inserida na comemoração da Semana Europeia de tratamento de resíduos, prendeu-se com o tratamento da coleção do escritor Pedro Seromenho sobre os ecopontos, denominada "Reciclomania".
Os alunos ao lerem os seus livros, não só se deliciaram com as magnificas ilustrações como também puderam ficar a conhecer, de uma forma divertida, a boa utilização dos ecopontos.
Vejam como se divertiram...



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Menina que Detestava Livros

Com o objectivo de promover e estimular a leitura, os alunos do 1º ciclo trabalharam o livro de Manjusha Pawagi "A Menina que Detestava Livros".
Além de ouvirem a história, viram ainda um filme de animação baseado no mesmo livro. No final, consoante o seu ano de escolaridade tiveram que produzir um resumo da história ou fazer um desenho que ilustrasse a mesma. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Leitura Dramatizada


No dia 26 de Outubro de 2011, a biblioteca da Esmax vai trazer ao seu espaço uma turma do 1º Ciclo do Centro Escolar da Naia. Os alunos irão assistir à dramatização do Conto "O Pássaro da Alma", de Michal Snunit, apresentado pela aluna Matilde Quintela, do 10º ano. Esta atividade tem por objectivo promover a leitura, apelar às regras de bom comportamento e criar laços afetivos entre os elementos do agrupamento