quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia da Poesia

Como forma de comemorar o dia da poesia, a BE levou a efeito diversas atividades, ao longo do dia.
Efetuou uma exposição de poemas em sólidos geométricos, desafiou os alunos escreverem os seus próprios poemas.
Foram ainda feitas sessões de declamação de poesia.



quarta-feira, 21 de março de 2012

Encontro com Luísa Azevedo

Para comemorar o Dia da Poesia, os alunos da EB1/JI de Gondizalves, da EB1 de Semelhe e da EB1 de Cid, tiveram um encontro com a poetisa Luísa Azevedo.
Fez a apresentação do seu livro "Desenhei-te um Poema".
Os alunos, a pedido da autora, leram alguns dos poemas, e ajudaram-na a manipular alguns dos objetos mencionados nos vários poemas.
Falaram de cores, de flores, fizeram uma salada de frutas, aprenderam como é dura a vida de um pastor. Assobiaram com a cotovia e a lengalenga da Maria, foram à adega com o pinto Jacinto. Fizeram ginástica e viveram alguns pesadelos.
Fizeram ainda um teatro com esses objetos.
Foi um tempo muito agradável e que todos gostaram muito.












sábado, 17 de março de 2012

Um Cheirinho a Poesia


O Agrupamento de Escolas de Maximinos comemora, no dia 21 de Março, o “Dia da Poesia”.

“Somos um país de poetas”, mas talvez não sejamos um país de leitores de poesia. Por isso, a Escola quer promover a prática e o gosto poético, em todos os níveis de ensino. Assim, a biblioteca escolar implementará diversas atividades relacionadas com esta vertente literária.
Declamações, poemas cantados/dramatizados, divulgação de poemas, construção de árvores da poesia, concurso de poesia, participação em atividades da biblioteca, visionamento de vídeos e entrega de diplomas, constituem as atividades a levar a efeito na Escola Secundária e/ou na Escola Frei Caetano Brandão.
As EB1/JI que não possuem biblioteca terão uma surpresa certamente agradável: encontro com a escritora/poetisa Luísa Azevedo nas escolas EB1/JI de Gondizalves (9h15m), EB1 de Semelhe (11h00) e EB1 de CID (14h15m).

segunda-feira, 5 de março de 2012

Semana da Leitura - 1º dia

Iniciou-se hoje a Semana da Leitura em todo o agrupamento.
Logo pela manhã, as turmas começaram por ler uma pequena mensagem alusiva a esta data.
Ao longo do dia, nas várias bibliotecas do agrupamento, foram sendo desenvolvidas diversas atividades.
Os alunos do 7º ano tiveram um encontro com a escritora Manuela Gonzaga.
Os alunos do Pré-Escolar da EB1/JI de Estrada, do Centro Escolar da Naia e do Centro Escolar de Maximinos, tiveram um encontro com a escritora Luísa Azevedo.
Durante a tarde alunos do 3º, 4º, 5º e 6º ano participaram no concurso "Braga a Ler+", que decorreu na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
Todos os intervenientes nas atividades mostraram bastante empenho e interesse nas mesmas.

domingo, 4 de março de 2012

sexta-feira, 2 de março de 2012

Abertura da Semana da Leitura, em todas turmas

Texto de abertura: primeiro momento letivo com os alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo
"Hoje é o primeiro dia de uma semana de leituras. Hoje as flores estão mais belas, os rios estão mais azuis e as montanhas mais verdes. Se abrir os olhos, vejo à minha volta um arco-íris.
Mesmo que esteja a chover, eu posso ver o sol. Mesmo que esteja frio, eu posso sentir o calor.
Tudo isso é possível, porque existem os livros e em cada leitura eu posso viver as aventuras que quiser.
Posso voar, posso viajar, posso ser o herói que salva a humanidade.
Os livros são bons conselheiros e ajudam-me a entender as outras pessoas. Também me ajudam a estar mais atento aos problemas que tornam alguns meninos tão tristes. Por isso, vou ler, ler muito e ler para os outros ouvirem. Também vou dar os livros que já li e não me fazem falta. Vou descobrir o que é ser solidário: dividir com os outros aquilo que tenho em excesso."

Texto de abertura: primeiro momento letivo com os alunos do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário.
"Para aprendermos a ser Homens precisamos da sabedoria do livro. Cada leitura traz a alma de quem escreve e, no silêncio da comunhão entre leitor e livro, há a magia de podermos conversar animadamente com alguém que nos entende. Podemos beber conselhos, podemos secar as lágrimas, podemos encontrar a tal mão que nos ajuda a seguir o tal trilho que nos eleva ao cume da montanha.
Cada livro é uma partilha, cada palavra é água fresca no trilho duro da vida. Se soubermos dar, saberemos receber.
Nesta semana da leitura, vamos procurar as leituras que farão de nós seres verticais e nos aproximarão mais uns dos outros. Não podemos esquecer que “ler é formar consciências solidárias”. Se não tiver mais nada para partilhar, partilhe as suas leituras, participando nas atividades que irão ser desenvolvidas ao longo da semana.
Mas se quiser dar algo mais, procure os locais de recolha de bens e livros. Quem sabe… a sua dádiva irá ser a escora que elevará o peso de alguém que caminha como árvore cansada, de ramos caídos, em direção ao abismo." 

Folheto / Divulgação das Atividades da Semana da Leitura

A biblioteca escolar, em articulação com vários parceiros, consciente das assimetrias sociais do meio em que se insere, procura implementar atividades direcionadas para o plano educativo-formativo e para o plano socioeconómico: promoção das literacias, encontros com escritores e ilustradores, concursos literários e leituras dramatizadas, estímulo ao trabalho colaborativo, integração plena dos alunos (nomeadamente, no contexto de agrupamento de referência para alunos cegos e com baixa visão), campanha de recolha de géneros para famílias carenciadas, interação com a comunidade educativa e com o meio social em geral, momentos culturais, tertúlia literária, cinema, projeção de vídeos realizados pelos alunos, exposições (murais alusivos à leitura e ao projeto energia com vida, cartazes, personalidades que se destacaram pela sua conduta solidária, etc.).
Consulta o folheto de divulgação das atividades... AQUI.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Semana da Leitura, Cooperação e Solidariedade

Entre os dias 5 e 9 de Março, o Agrupamento de Escolas de Maximinos celebra a Semana da Leitura, organizada pela biblioteca escolar.
A biblioteca centra-se-á nas orientações do ME/RBE, no sentido de promover a Cooperação e a Solidariedade, mormente ao nível educativo-formativo e ao nível socioeconómico.
As atividades implementadas procuram promover a articulação curricular transversal e subordinam-se aos princípios da cooperação e da solidariedade, ancorados na promoção do gosto pela leitura que, como é sabido, foi há muito assumido como desígnio nacional.

Os fantásticos livros voadores de Morris Lessmore

A abordagem ao tema da leitura pode ser feito de diversas formas.
A ideia de ver livros a voar e a poderem ensinar-nos coisas é sem dúvida algo que nos pode fazer sonhar.
O livro "The Fantastic Flying Books of Morris Lessmore", é um desses livros que nos leva a viver aventuras fantásticas.
Através não da leitura mas da visualização de um filme, os alunos puderam entrar nesse mundo mágico e viajar para esse mundo mágico da leitura.