sexta-feira, 2 de março de 2012

Abertura da Semana da Leitura, em todas turmas

Texto de abertura: primeiro momento letivo com os alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo
"Hoje é o primeiro dia de uma semana de leituras. Hoje as flores estão mais belas, os rios estão mais azuis e as montanhas mais verdes. Se abrir os olhos, vejo à minha volta um arco-íris.
Mesmo que esteja a chover, eu posso ver o sol. Mesmo que esteja frio, eu posso sentir o calor.
Tudo isso é possível, porque existem os livros e em cada leitura eu posso viver as aventuras que quiser.
Posso voar, posso viajar, posso ser o herói que salva a humanidade.
Os livros são bons conselheiros e ajudam-me a entender as outras pessoas. Também me ajudam a estar mais atento aos problemas que tornam alguns meninos tão tristes. Por isso, vou ler, ler muito e ler para os outros ouvirem. Também vou dar os livros que já li e não me fazem falta. Vou descobrir o que é ser solidário: dividir com os outros aquilo que tenho em excesso."

Texto de abertura: primeiro momento letivo com os alunos do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário.
"Para aprendermos a ser Homens precisamos da sabedoria do livro. Cada leitura traz a alma de quem escreve e, no silêncio da comunhão entre leitor e livro, há a magia de podermos conversar animadamente com alguém que nos entende. Podemos beber conselhos, podemos secar as lágrimas, podemos encontrar a tal mão que nos ajuda a seguir o tal trilho que nos eleva ao cume da montanha.
Cada livro é uma partilha, cada palavra é água fresca no trilho duro da vida. Se soubermos dar, saberemos receber.
Nesta semana da leitura, vamos procurar as leituras que farão de nós seres verticais e nos aproximarão mais uns dos outros. Não podemos esquecer que “ler é formar consciências solidárias”. Se não tiver mais nada para partilhar, partilhe as suas leituras, participando nas atividades que irão ser desenvolvidas ao longo da semana.
Mas se quiser dar algo mais, procure os locais de recolha de bens e livros. Quem sabe… a sua dádiva irá ser a escora que elevará o peso de alguém que caminha como árvore cansada, de ramos caídos, em direção ao abismo." 

Folheto / Divulgação das Atividades da Semana da Leitura

A biblioteca escolar, em articulação com vários parceiros, consciente das assimetrias sociais do meio em que se insere, procura implementar atividades direcionadas para o plano educativo-formativo e para o plano socioeconómico: promoção das literacias, encontros com escritores e ilustradores, concursos literários e leituras dramatizadas, estímulo ao trabalho colaborativo, integração plena dos alunos (nomeadamente, no contexto de agrupamento de referência para alunos cegos e com baixa visão), campanha de recolha de géneros para famílias carenciadas, interação com a comunidade educativa e com o meio social em geral, momentos culturais, tertúlia literária, cinema, projeção de vídeos realizados pelos alunos, exposições (murais alusivos à leitura e ao projeto energia com vida, cartazes, personalidades que se destacaram pela sua conduta solidária, etc.).
Consulta o folheto de divulgação das atividades... AQUI.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Semana da Leitura, Cooperação e Solidariedade

Entre os dias 5 e 9 de Março, o Agrupamento de Escolas de Maximinos celebra a Semana da Leitura, organizada pela biblioteca escolar.
A biblioteca centra-se-á nas orientações do ME/RBE, no sentido de promover a Cooperação e a Solidariedade, mormente ao nível educativo-formativo e ao nível socioeconómico.
As atividades implementadas procuram promover a articulação curricular transversal e subordinam-se aos princípios da cooperação e da solidariedade, ancorados na promoção do gosto pela leitura que, como é sabido, foi há muito assumido como desígnio nacional.

Os fantásticos livros voadores de Morris Lessmore

A abordagem ao tema da leitura pode ser feito de diversas formas.
A ideia de ver livros a voar e a poderem ensinar-nos coisas é sem dúvida algo que nos pode fazer sonhar.
O livro "The Fantastic Flying Books of Morris Lessmore", é um desses livros que nos leva a viver aventuras fantásticas.
Através não da leitura mas da visualização de um filme, os alunos puderam entrar nesse mundo mágico e viajar para esse mundo mágico da leitura.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Requisições domiciliárias 1º Período

Uma das missões da biblioteca é sem dúvida o incentivo à leitura.
Todos os alunos dos vários anos são incentivados, por diversas formas, a ler.
Em seguida apresentamos o resultado das requisições domiciliárias do 1º Período, em todas as bibliotecas do agrupamento.



Encontro com Susana Maciel

Dia 6 de Março, os alunos do Centro Escolar da Naia, vão ter um encontro com a ilustradora Susana Maciel.
Os alunos já conhecem os seus desenhos pois diariamente contactam com eles nos seus livros escolares.
Será sem dúvida mais um momento de magia para os alunos.

Encontro com Luísa Azevedo

No próximo dia 5 de Março, os alunos do Pré-Escolar do Centro Escolar da Naia, do Centro Escolar de Maximinos e da EB1/JI de Estrada, vão ter um encontro com a escritora Luísa Azevedo.
A autora vem apresentar o seu livro de poemas "Desenhei-te um poema".
O livro será apresentado com recurso a figuras de vários poemas, que os alunos ajudam a manipular, à medida que a autora vai lendo os vários poemas.
Será certamente um encontro muito interessante.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Encontro com Ana Maria Magalhães

No dia 15 de Fevereiro os alunos do 3º e 4º ano da EB1/JI de Estrada, tiveram um encontro com a escritora de livros infanto juvenis, Ana Maria Magalhães.
O encontro que decorreu na biblioteca da escola, foi muito animado e participado por todos os presentes.
A escritora foi recebida com muitos ramos de flores oferecidos pelos alunos, como simbolo de gratidão pela sua visita.
Foram colocadas muitas questões mas nenhuma delas ficou por responder, tendo a autora satisfeito a curiosidade de todos.
Com o objectivo de premiar os bons leitores, foram entregues diplomas de leitor 5 estrelas da coleção "Uma Aventura", aos 3 melhores leitores da escola.
No final do encontro decorreu uma sessão de autógrafos.


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Encontro com Isabel Alçada

Na biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, alguns alunos do Centro Escolar de Maximinos, tiveram um encontro com a escritora Isabel Alçada.
A escritora respondeu às muitas perguntas colocadas pelos alunos, que se mostraram muito interessados e empenhados na sessão.
Apesar das muitas questões respondidas, muitas mais ficaram por responder pois a vontade e a curiosidade eram enormes.
No final realizou uma sessão de autógrafos para os alunos.
Veja aqui uma breve apresentação do que se passou.


Encontro com Ana Maria Magalhães

Na segunda-feira dia 13 de Fevereiro, realizou-se na biblioteca da escola Secundária, um encontro da escritora Ana Maria Magalhães, com os alunos do 7º ano.
Os alunos mostraram muito interesse em tudo o que se relacionava com a autora e as suas obras, tendo colocado muitas questões.
A sua facilidade de comunicação fez com que os alunos tivessem uma boa interação com a autora.
No final do encontro decorreu uma sessão de autógrafos.


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Saramago contado aos mais novos

Os alunos do 1º ciclo tiveram o seu primeiro contato com a obra de José Saramago, através da leitura do seu livro infantil "A Maior Flor do Mundo".
Apesar da dificuldade das palavras, próprias deste autor, os alunos conseguiram perceber a bonita mensagem que a obra transmitia.

Uma Aventura no Agrupamento de Maximinos

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro, o Agrupamento de Maximinos terá vários encontros com as autoras da famosa coleção de livros infanto juvenis "Uma Aventura".
No dia 13 pelas 14h30, a escritora Ana Maria Magalhães terá um encontro na Secundária de Maximinos com alguns alunos do 7º ano do agrupamento.
No dia 14, algumas turmas do Centro Escolar de Maximinos, deslocarse-ão à Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva para terem um encontro com a autora Isabel Alçada.
E finalmente no dia  15 pelas 14h30, estará presente na EB1/JI de Estrada-Ferreiros, a autora Ana Maria Magalhães, para ter um encontro com os alunos do 3º e 4º ano.
Serão sem dúvida três dias repletos de aventuras.

Direitos Humanos em Cartoon / Dizer sim à Declaração

Na biblioteca da Escola Frei Caetano Brandão, está patente esta exposição, até ao dia 17 de fevereiro.
Os cartoon são uma forma eficaz de luta pelos Direitos Humanos. Utilizando o sarcasmo e a ironia, as caricaturas denunciam regimes ditatoriais e injustiças sociais, procurando dar às vitimas o rosto e a voz que não têm.
Pedro Palma é um caricaturista português de grande talento e prestígio, autor  das caricatura expostas.
Esta exposição foi dinamizada pelas professoras Filomena Oliveira e Isabel Maia, no âmbito das suas funções na biblioteca.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Dinamização da Leitura

No dia 1 de fevereiro de 2012, às 11:45 h, a Sr.ª Professora Elisa Rocha, jubilada, motivou e dinamizou a leitura da obra A Fada Oriana, para a turma 5º1, a convite da Professora de Língua Portuguesa da turma.
A biblioteca acolheu a iniciativa, mais um passo para LER + ...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Concurso Nacional de Leitura

Estão apurados os alunos vencedores da 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura (CNL). A Biblioteca Escolar felicita os vencedores e anuncia que, este ano, a 2ª Fase do CNL (Fase Concelhia) será realizada em Braga, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), em data a anunciar.


Em breve, serão conhecidos os títulos a concurso na Fase Distrital, para o 3º Ciclo e para o Ensino Secundário.
Podes ver a lista dos alunos vencedores da 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura AQUI!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Biblioteca (sempre) aberta


Hoje, dia 20 de janeiro, a biblioteca do Agrupamento de Escolas de Maximinos e um grupo de alunos do 2º Ciclo associaram-se à celebração do Dia da Ciência e Tecnologias, promovido pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.


Assim, todas as turmas da Educação Pré-Escolar e quatro turmas do 1º Ciclo tiveram oportunidade de assistir ao teatro de fantoches “O rato do campo e o rato da cidade”, seguido da leitura dramatizada do livro “Porque é que os animais não conduzem?”.
Os alunos de uma turma do 4º ano fizeram uma visita guiada à biblioteca da escola onde ingressarão no próximo ano letivo.


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Conversando com Pedro Seromenho

No dia 18 de Janeiro, mais uma vez, Pedro Seromenho deslocou-se ao agrupamento, desta vez para se encontrar com os alunos da EB1 de Estrada-Ferreiros e com os alunos da EB1 da Gandra.
Mais uma vez os alunos viajaram por mundos fantásticos tendo "devorado" todas as palavras do autor.
A sua capacidade de comunicação cativou pequenos e graúdos, fazendo com que todos ficassem com vontade de ler todas as suas aventuras.
Obrigado por tudo Pedro Seromenho


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Conversando com Pedro Seromenho

No dia 16 de Janeiro, o escritor e ilustrador Bracarense, Pedro Seromenho, esteve no Centro Escolar de Maximinos e no Centro Escolar da Naia.
Falou com os alunos sobre os seus livros e fez com que viajassem para mundos fantásticos, por reinos de plástico e de papel e cartão, viajando para mundos distantes dominados por pilhas e baterias e conhecendo a viagem de uma garrafa até à sua reciclagem. Foi no fundo uma visita ao mundo da "Reciclomania".
Ficaram ainda a saber porque é que os animais não conduzem.
Ao longo da conversa os alunos foram dando ideias, tendo estas culminado em belos e originais desenhos.
Os alunos ficaram ainda mais entusiasmados com sessão de autógrafos no final das sessões.
Foram sem dúvida momentos bem passados.
Obrigado Pedro Seromenho, Até à próxima...


Concurso Literacias "Saber++"

Terminada a 2ª prova do Concurso de Literacias "Saber++", consulta aqui as respostas às perguntas colocadas.

Se não acertaste em todas não desistas! Brevemente terás mais novidades.

Vai visitando a tua biblioteca.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Encontro com Pedro Seromenho

Nos próximos dias 16 e 18 de Janeiro, estará presente no agrupamento, o escritor e ilustrador Bracarense, Pedro Seromenho.
O autor terá encontros com alunos do 1º Ciclo de algumas das escolas do agrupamento.