A abordagem ao tema da leitura pode ser feito de diversas formas.
A ideia de ver livros a voar e a poderem ensinar-nos coisas é sem dúvida algo que nos pode fazer sonhar.
O livro "The Fantastic Flying Books of Morris Lessmore", é um desses livros que nos leva a viver aventuras fantásticas.
Através não da leitura mas da visualização de um filme, os alunos puderam entrar nesse mundo mágico e viajar para esse mundo mágico da leitura.
quinta-feira, 1 de março de 2012
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
Requisições domiciliárias 1º Período
Uma das missões da biblioteca é sem dúvida o incentivo à leitura.
Todos os alunos dos vários anos são incentivados, por diversas formas, a ler.
Em seguida apresentamos o resultado das requisições domiciliárias do 1º Período, em todas as bibliotecas do agrupamento.
Todos os alunos dos vários anos são incentivados, por diversas formas, a ler.
Em seguida apresentamos o resultado das requisições domiciliárias do 1º Período, em todas as bibliotecas do agrupamento.
Encontro com Susana Maciel
Dia 6 de Março, os alunos do Centro Escolar da Naia, vão ter um encontro com a ilustradora Susana Maciel.
Os alunos já conhecem os seus desenhos pois diariamente contactam com eles nos seus livros escolares.
Será sem dúvida mais um momento de magia para os alunos.
Os alunos já conhecem os seus desenhos pois diariamente contactam com eles nos seus livros escolares.
Será sem dúvida mais um momento de magia para os alunos.
Encontro com Luísa Azevedo
No próximo dia 5 de Março, os alunos do Pré-Escolar do Centro Escolar da Naia, do Centro Escolar de Maximinos e da EB1/JI de Estrada, vão ter um encontro com a escritora Luísa Azevedo.A autora vem apresentar o seu livro de poemas "Desenhei-te um poema".
O livro será apresentado com recurso a figuras de vários poemas, que os alunos ajudam a manipular, à medida que a autora vai lendo os vários poemas.
Será certamente um encontro muito interessante.
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Encontro com Ana Maria Magalhães
No dia 15 de Fevereiro os alunos do 3º e 4º ano da EB1/JI de Estrada, tiveram um encontro com a escritora de livros infanto juvenis, Ana Maria Magalhães.
O encontro que decorreu na biblioteca da escola, foi muito animado e participado por todos os presentes.
A escritora foi recebida com muitos ramos de flores oferecidos pelos alunos, como simbolo de gratidão pela sua visita.
Foram colocadas muitas questões mas nenhuma delas ficou por responder, tendo a autora satisfeito a curiosidade de todos.
Com o objectivo de premiar os bons leitores, foram entregues diplomas de leitor 5 estrelas da coleção "Uma Aventura", aos 3 melhores leitores da escola.
No final do encontro decorreu uma sessão de autógrafos.
O encontro que decorreu na biblioteca da escola, foi muito animado e participado por todos os presentes.
A escritora foi recebida com muitos ramos de flores oferecidos pelos alunos, como simbolo de gratidão pela sua visita.
Foram colocadas muitas questões mas nenhuma delas ficou por responder, tendo a autora satisfeito a curiosidade de todos.
Com o objectivo de premiar os bons leitores, foram entregues diplomas de leitor 5 estrelas da coleção "Uma Aventura", aos 3 melhores leitores da escola.
No final do encontro decorreu uma sessão de autógrafos.
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Encontro com Isabel Alçada
Na biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, alguns alunos do Centro Escolar de Maximinos, tiveram um encontro com a escritora Isabel Alçada.
A escritora respondeu às muitas perguntas colocadas pelos alunos, que se mostraram muito interessados e empenhados na sessão.
Apesar das muitas questões respondidas, muitas mais ficaram por responder pois a vontade e a curiosidade eram enormes.
No final realizou uma sessão de autógrafos para os alunos.
Veja aqui uma breve apresentação do que se passou.
A escritora respondeu às muitas perguntas colocadas pelos alunos, que se mostraram muito interessados e empenhados na sessão.
Apesar das muitas questões respondidas, muitas mais ficaram por responder pois a vontade e a curiosidade eram enormes.
No final realizou uma sessão de autógrafos para os alunos.
Veja aqui uma breve apresentação do que se passou.
Encontro com Ana Maria Magalhães
Na segunda-feira dia 13 de Fevereiro, realizou-se na biblioteca da escola Secundária, um encontro da escritora Ana Maria Magalhães, com os alunos do 7º ano.
Os alunos mostraram muito interesse em tudo o que se relacionava com a autora e as suas obras, tendo colocado muitas questões.
A sua facilidade de comunicação fez com que os alunos tivessem uma boa interação com a autora.
No final do encontro decorreu uma sessão de autógrafos.
Os alunos mostraram muito interesse em tudo o que se relacionava com a autora e as suas obras, tendo colocado muitas questões.
A sua facilidade de comunicação fez com que os alunos tivessem uma boa interação com a autora.
No final do encontro decorreu uma sessão de autógrafos.
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Saramago contado aos mais novos
Os alunos do 1º ciclo tiveram o seu primeiro contato com a obra de José Saramago, através da leitura do seu livro infantil "A Maior Flor do Mundo".
Apesar da dificuldade das palavras, próprias deste autor, os alunos conseguiram perceber a bonita mensagem que a obra transmitia.
Apesar da dificuldade das palavras, próprias deste autor, os alunos conseguiram perceber a bonita mensagem que a obra transmitia.
Uma Aventura no Agrupamento de Maximinos
Nos próximos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro, o Agrupamento de Maximinos terá vários encontros com as autoras da famosa coleção de livros infanto juvenis "Uma Aventura".No dia 13 pelas 14h30, a escritora Ana Maria Magalhães terá um encontro na Secundária de Maximinos com alguns alunos do 7º ano do agrupamento.
No dia 14, algumas turmas do Centro Escolar de Maximinos, deslocarse-ão à Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva para terem um encontro com a autora Isabel Alçada.
E finalmente no dia 15 pelas 14h30, estará presente na EB1/JI de Estrada-Ferreiros, a autora Ana Maria Magalhães, para ter um encontro com os alunos do 3º e 4º ano.
Serão sem dúvida três dias repletos de aventuras.
Direitos Humanos em Cartoon / Dizer sim à Declaração
Na biblioteca da Escola Frei Caetano Brandão, está patente esta exposição, até ao dia 17 de fevereiro.
Os cartoon são uma forma eficaz de luta pelos Direitos Humanos. Utilizando o sarcasmo e a ironia, as caricaturas denunciam regimes ditatoriais e injustiças sociais, procurando dar às vitimas o rosto e a voz que não têm.
Pedro Palma é um caricaturista português de grande talento e prestígio, autor das caricatura expostas.
Esta exposição foi dinamizada pelas professoras Filomena Oliveira e Isabel Maia, no âmbito das suas funções na biblioteca.
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Dinamização da Leitura
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Concurso Nacional de Leitura
Estão apurados os alunos vencedores da 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura (CNL). A Biblioteca Escolar felicita os vencedores e anuncia que, este ano, a 2ª Fase do CNL (Fase Concelhia) será realizada em Braga, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), em data a anunciar.Em breve, serão conhecidos os títulos a concurso na Fase Distrital, para o 3º Ciclo e para o Ensino Secundário.
Podes ver a lista dos alunos vencedores da 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura AQUI!
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Biblioteca (sempre) aberta
Hoje, dia 20 de janeiro, a biblioteca do Agrupamento de Escolas de Maximinos e um grupo de alunos do 2º Ciclo associaram-se à celebração do Dia da Ciência e Tecnologias, promovido pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.
Assim, todas as turmas da Educação Pré-Escolar e quatro turmas do 1º Ciclo tiveram oportunidade de assistir ao teatro de fantoches “O rato do campo e o rato da cidade”, seguido da leitura dramatizada do livro “Porque é que os animais não conduzem?”.
Os alunos de uma turma do 4º ano fizeram uma visita guiada à biblioteca da escola onde ingressarão no próximo ano letivo.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Conversando com Pedro Seromenho
No dia 18 de Janeiro, mais uma vez, Pedro Seromenho deslocou-se ao agrupamento, desta vez para se encontrar com os alunos da EB1 de Estrada-Ferreiros e com os alunos da EB1 da Gandra.
Mais uma vez os alunos viajaram por mundos fantásticos tendo "devorado" todas as palavras do autor.
A sua capacidade de comunicação cativou pequenos e graúdos, fazendo com que todos ficassem com vontade de ler todas as suas aventuras.
Obrigado por tudo Pedro Seromenho
Mais uma vez os alunos viajaram por mundos fantásticos tendo "devorado" todas as palavras do autor.
A sua capacidade de comunicação cativou pequenos e graúdos, fazendo com que todos ficassem com vontade de ler todas as suas aventuras.
Obrigado por tudo Pedro Seromenho
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Conversando com Pedro Seromenho
No dia 16 de Janeiro, o escritor e ilustrador Bracarense, Pedro Seromenho, esteve no Centro Escolar de Maximinos e no Centro Escolar da Naia.
Falou com os alunos sobre os seus livros e fez com que viajassem para mundos fantásticos, por reinos de plástico e de papel e cartão, viajando para mundos distantes dominados por pilhas e baterias e conhecendo a viagem de uma garrafa até à sua reciclagem. Foi no fundo uma visita ao mundo da "Reciclomania".
Ficaram ainda a saber porque é que os animais não conduzem.
Ao longo da conversa os alunos foram dando ideias, tendo estas culminado em belos e originais desenhos.
Os alunos ficaram ainda mais entusiasmados com sessão de autógrafos no final das sessões.
Foram sem dúvida momentos bem passados.
Obrigado Pedro Seromenho, Até à próxima...
Falou com os alunos sobre os seus livros e fez com que viajassem para mundos fantásticos, por reinos de plástico e de papel e cartão, viajando para mundos distantes dominados por pilhas e baterias e conhecendo a viagem de uma garrafa até à sua reciclagem. Foi no fundo uma visita ao mundo da "Reciclomania".
Ficaram ainda a saber porque é que os animais não conduzem.
Ao longo da conversa os alunos foram dando ideias, tendo estas culminado em belos e originais desenhos.
Os alunos ficaram ainda mais entusiasmados com sessão de autógrafos no final das sessões.
Foram sem dúvida momentos bem passados.
Obrigado Pedro Seromenho, Até à próxima...
Concurso Literacias "Saber++"
Terminada a 2ª prova do Concurso de Literacias "Saber++", consulta aqui as respostas às perguntas colocadas.
Se não acertaste em todas não desistas! Brevemente terás mais novidades.
Se não acertaste em todas não desistas! Brevemente terás mais novidades.
Vai visitando a tua biblioteca.
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Encontro com Pedro Seromenho
Nos próximos dias 16 e 18 de Janeiro, estará presente no agrupamento, o escritor e ilustrador Bracarense, Pedro Seromenho.
O autor terá encontros com alunos do 1º Ciclo de algumas das escolas do agrupamento.
O autor terá encontros com alunos do 1º Ciclo de algumas das escolas do agrupamento.
sábado, 7 de janeiro de 2012
Dia Mundial do Braille
No contexto de Agrupamento de referência para alunos com baixa visão e/ou cegos e no cumprimento do Plano Anual de Atividades, o Grupo de Educação Especial e a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Maximinos evocam, tradicionalmente, a figura de Louis Braille, com atividades diversas.
Este ano letivo, a convite e sob a coordenação da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, celebrámos o Dia Mundial do Braille. na BLCS, no dia 04 de Janeiro de 2012. Foi uma atividade de parceria entre várias entidades, procurando-se potenciar as sinergias de parceiros com interesses formativos comuns.
Veja em seguida um breve video sobre a atividade, referindo em jeito de curiosidade que a música que o acompanha é de Stevie Wonder, um conhecido cantor... cego....
Este ano letivo, a convite e sob a coordenação da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, celebrámos o Dia Mundial do Braille. na BLCS, no dia 04 de Janeiro de 2012. Foi uma atividade de parceria entre várias entidades, procurando-se potenciar as sinergias de parceiros com interesses formativos comuns.
Veja em seguida um breve video sobre a atividade, referindo em jeito de curiosidade que a música que o acompanha é de Stevie Wonder, um conhecido cantor... cego....
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Feliz Natal
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Sempre a Ler - Alunos Top +, do 1º período letivo
A biblioteca realizou no dia 16 de Dezembro, uma sessão que fez o reconhecimento público e agraciou os alunos que, durante o 1º período, se destacaram em alguns concursos organizados pela biblioteca (leitura e/ou ao desenvolvimento das literacias da informação) e em atividades dinamizadas pela equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES).
Assim, depois de um breve momento musical, foram distinguidos os participantes em quatro concursos:
* Concurso “CHERUB”;
* Concurso “Leitor Assíduo”;
* Concurso “Literacias da Informação/Formação de utilizadores”, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos;
* Concurso “Melhor fotografia", no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Luta Contra a Sida, da responsabilidade da equipa do Projeto de Educação para a Saúde.
Os prémios foram entregues pela coordenadora de Língua Portuguesa, do 3º ciclo (Professora Angelina), pelo coordenador de Língua Portuguesa, do 2º Ciclo (professor Francisco Canário) e pela responsável pelo Projeto PES (professora Cristina Fertuzinhos).
Podes ver AQUI a lista dos vencedores.
Podes ver em seguida um breve registo deste momento.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

