Na segunda-feira dia 13 de Fevereiro, realizou-se na biblioteca da escola Secundária, um encontro da escritora Ana Maria Magalhães, com os alunos do 7º ano. Os alunos mostraram muito interesse em tudo o que se relacionava com a autora e as suas obras, tendo colocado muitas questões. A sua facilidade de comunicação fez com que os alunos tivessem uma boa interação com a autora. No final do encontro decorreu uma sessão de autógrafos.
Os alunos do 1º ciclo tiveram o seu primeiro contato com a obra de José Saramago, através da leitura do seu livro infantil "A Maior Flor do Mundo".
Apesar da dificuldade das palavras, próprias deste autor, os alunos conseguiram perceber a bonita mensagem que a obra transmitia.
Nos próximos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro, o Agrupamento de Maximinos terá vários encontros com as autoras da famosa coleção de livros infanto juvenis "Uma Aventura".
No dia 13 pelas 14h30, a escritora Ana Maria Magalhães terá um encontro na Secundária de Maximinos com alguns alunos do 7º ano do agrupamento.
No dia 14, algumas turmas do Centro Escolar de Maximinos, deslocarse-ão à Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva para terem um encontro com a autora Isabel Alçada.
E finalmente no dia 15 pelas 14h30, estará presente na EB1/JI de Estrada-Ferreiros, a autora Ana Maria Magalhães, para ter um encontro com os alunos do 3º e 4º ano.
Na biblioteca da Escola Frei Caetano Brandão, está patente esta exposição, até ao dia 17 de fevereiro.
Os cartoon são uma forma eficaz de luta pelos Direitos Humanos. Utilizando o sarcasmo e a ironia, as caricaturas denunciam regimes ditatoriais e injustiças sociais, procurando dar às vitimas o rosto e a voz que não têm.
Pedro Palma é um caricaturista português de grande talento e prestígio, autor das caricatura expostas.
Esta exposição foi dinamizada pelas professoras Filomena Oliveira e Isabel Maia, no âmbito das suas funções na biblioteca.
No dia 1 de fevereiro de 2012, às 11:45 h, a Sr.ª Professora Elisa Rocha, jubilada, motivou e dinamizou a leitura da obra A Fada Oriana, para a turma 5º1, a convite da Professora de Língua Portuguesa da turma.
A biblioteca acolheu a iniciativa, mais um passo para LER+ ...
Estão apurados os alunos vencedores da 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura (CNL). A Biblioteca Escolar felicita os vencedores e anuncia que, este ano, a 2ª Fase do CNL (Fase Concelhia) será realizada em Braga, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), em data a anunciar.
Em breve, serão conhecidos os títulos a concurso na Fase Distrital, para o 3º Ciclo e para o Ensino Secundário. Podes ver a lista dos alunos vencedores da 1ª Fase do Concurso Nacional de LeituraAQUI!
Hoje, dia 20 de janeiro, a biblioteca do Agrupamento de Escolas de Maximinos e um grupo de alunos do 2º Ciclo associaram-se à celebração do Dia da Ciência e Tecnologias, promovido pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.
Assim, todas as turmas da Educação Pré-Escolar e quatro turmas do 1º Ciclo tiveram oportunidade de assistir ao teatro de fantoches “O rato do campo e o rato da cidade”, seguido da leitura dramatizada do livro “Porque é que os animais não conduzem?”.
Os alunos de uma turma do 4º ano fizeram uma visita guiada à biblioteca da escola onde ingressarão no próximo ano letivo.
No dia 18 de Janeiro, mais uma vez, Pedro Seromenho deslocou-se ao agrupamento, desta vez para se encontrar com os alunos da EB1 de Estrada-Ferreiros e com os alunos da EB1 da Gandra.
Mais uma vez os alunos viajaram por mundos fantásticos tendo "devorado" todas as palavras do autor.
A sua capacidade de comunicação cativou pequenos e graúdos, fazendo com que todos ficassem com vontade de ler todas as suas aventuras.
Obrigado por tudo Pedro Seromenho
No dia 16 de Janeiro, o escritor e ilustrador Bracarense, Pedro Seromenho, esteve no Centro Escolar de Maximinos e no Centro Escolar da Naia.
Falou com os alunos sobre os seus livros e fez com que viajassem para mundos fantásticos, por reinos de plástico e de papel e cartão, viajando para mundos distantes dominados por pilhas e baterias e conhecendo a viagem de uma garrafa até à sua reciclagem. Foi no fundo uma visita ao mundo da "Reciclomania".
Ficaram ainda a saber porque é que os animais não conduzem.
Ao longo da conversa os alunos foram dando ideias, tendo estas culminado em belos e originais desenhos.
Os alunos ficaram ainda mais entusiasmados com sessão de autógrafos no final das sessões.
Foram sem dúvida momentos bem passados.
Obrigado Pedro Seromenho, Até à próxima...
Nos próximos dias 16 e 18 de Janeiro, estará presente no agrupamento, o escritor e ilustrador Bracarense, Pedro Seromenho. O autor terá encontros com alunos do 1º Ciclo de algumas das escolas do agrupamento.
No contexto de Agrupamento de referência para alunos com baixa visão e/ou cegos e no cumprimento do Plano Anual de Atividades, o Grupo de Educação Especial e a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Maximinos evocam, tradicionalmente, a figura de Louis Braille, com atividades diversas. Este ano letivo, a convite e sob a coordenação da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, celebrámos o Dia Mundial do Braille. na BLCS, no dia 04 de Janeiro de 2012. Foi uma atividade de parceria entre várias entidades, procurando-se potenciar as sinergias de parceiros com interesses formativos comuns. Veja em seguida um breve video sobre a atividade, referindo em jeito de curiosidade que a música que o acompanha é de Stevie Wonder, um conhecido cantor... cego....
A Biblioteca deseja a toda a comunidade educativa um Natal Feliz e agradece toda a colaboração e empenho dispensados para fazer deste espaço pedagógico uma mais valia efetiva no apoio ao currículo e no desenvolvimento das literacias.
A biblioteca realizou no dia 16 de Dezembro, uma sessão que fez o reconhecimento público e agraciou os alunos que, durante o 1º período, se destacaram em alguns concursos organizados pela biblioteca (leitura e/ou ao desenvolvimento das literacias da informação) e em atividades dinamizadas pela equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES).
Assim, depois de um breve momento musical, foram distinguidos os participantes em quatro concursos:
* Concurso“CHERUB”;
* Concurso“Leitor Assíduo”;
* Concurso “Literacias da Informação/Formação de utilizadores”, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos;
* Concurso “Melhor fotografia", no âmbito da comemoração do Dia Mundial daLutaContra a Sida, da responsabilidade da equipa do Projeto de Educação para a Saúde.
Os prémios foram entregues pela coordenadora de Língua Portuguesa, do 3º ciclo (Professora Angelina), pelo coordenador de Língua Portuguesa, do 2º Ciclo (professor Francisco Canário) e pela responsável pelo Projeto PES (professora Cristina Fertuzinhos).
Durante a última semana do 1º período, os alunos da EB1 da Gandra, recebem a visita da biblioteca. Todos eles realizaram atividades tão diferentes como o resumo de uma história sobre as atitudes e os valores, o apelo à leitura por parte de uma menina que não gostava de ler, a leitura de livros sobre a reciclagem ou sobre o Natal. Todos se divertiram e aprenderam coisas novas. Vê em seguida os trabalhos realizados. Reciclomania
A EB1 de Gondizalves e o Centro Escolar da Naia, receberam a leitura dramatizada da obra "O pássaro da Alma". Esta leitura ficou a cargo da aluna Matilde Quintela, do 10º 2. No final da leitura, os alunos tiveram que fazer um pequeno resumo da mesma e um desenho com a sua parte preferida da história. Vê como correram as sessões.
Leitura e Direitos Humanos: voar para além das redes!
de9a 16 dedezembro
Aparece... Liberta-te... na Esmax
"Trabalho intitulado “Dizer Sim à Declaração”, construído a convite da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, para a comemoração do Dia Mundial dos Direitos Humanos (8 de Dezembro).
O trabalho tenta refletir a especificidade do Agrupamento de Escolas de Maximinos na tentativa de observância dos direitos humanos: agrupamento único mas com uma grande variedade de intervenientes trabalhando em conjunto, multicultural, aberto a alunos com várias problemáticas físicas e/ou mentais e, ainda, a alunos cegos ou com baixa visão."
A escultura poderá ser vista na biblioteca da Frei até ao próximo dia 20 de Janeiro e em cada escola que o deseje, entrando em contacto com o coordenador da biblioteca.
No âmbito da promoção da leitura e da articulação curricular entre a biblioteca escolar, professores de Língua Portuguesa e de Educação Visual e Tecnológica, com contextualização no Plano Anual de Atividade da biblioteca, estão a ser implementadas as "Histórias em Exposição", com os seguintes objetivos:
* Dinamizar a leitura ilustrada;
* Estimular a leitura, a escrita e a expressão plástica.
Esta atividade é dirigida, sobretudo, aos alunos do 2º ciclo e aos alunos mais novos do 3º ciclo.
Neste momento está a ser trabalhada a história "Os Gnomos de Gnu", de Umberto Eco. Podes ver alguns pormenores... AQUI
Está aberto o concurso "Uma Aventura Literária 2012", dirigido a todos os alunos, desde o 1º ciclo do ensino básico até ao 12º ano, orientado para as seguintes modalidades:
* Texto original;
* Crítica;
* Desenho;
* Teatro;
* Olimpíadas da História;
* Blogue.
Pede ajuda ao teu professor de Língua Portuguesa / Português, História, Educação Visual, Educação Visual e Tecnológica, Clube de Teatro, professor Bibliotecário (ou a qualquer outro professor que preferires).